segunda-feira, 6 de abril de 2015

CONFISSÕES INCONFESSÁVEIS














Meu pai, Orlando, era um técnico eletrônico com segundo grau incompleto, leitor de Shakespeare e Homero, que trabalhou a vida toda em fábricas de caldeiras e equipamentos eletrônicos. Minha mãe, Lazara, era secretária nas Indústrias Reunidas F. Matarazzo. Cursei o ensino fundamental e o médio num colégio particular, adventista, no bairro de Moema – minha mãe conseguiu uma bolsa de estudos de quase 100% para mim –, frequentado por filhos da elite paulistana. Ela acreditava que, em tal instituição, eu receberia uma boa formação educacional. As lembranças que eu tenho das aulas são péssimas: ensino superficial, com método pedagógico defasado, voltado para o “mercado” – por minha sorte, tive formação autodidata, devorando livros de história, literatura, filosofia, política. Se pouco aprendi com os professores, muito aprendi com meus colegas, filhos da mais ilustre burguesia paulistana: aprendi o que era preconceito de classe, de etnia, de gênero, de orientação sexual e até estética: obesos são discriminados? Magros também. Fui alvo de bullyng por anos, mas nunca fui adepto da resistência pacífica, e espanquei sem dó vários filhinhos de papai. Aos 16 anos, depois de conviver tanto tempo com a doutrinação religiosa adventista (meus pais, aliás, eram católicos) e todo o discurso ideológico de meus colegas – admiradores confessos da ditadura –, passei a declarar-me ateu e marxista-leninista revolucionário, do que tenho muito orgulho até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário