sábado, 24 de novembro de 2012

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL PALESTINA LIVRE



 Caros, o Fórum Social Mundial Palestina Livre (FSMPL) acontecerá entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro, na cidade de Porto Alegre (RS). O evento é organizado por movimentos sociais, sindicatos, entidades estudantis e populares como a CUT, UNE, MST, Federação Árabe Palestina (Fepal) e conta com o apoio e participação da revista Zunái. Confiram abaixo algumas atividades do Fórum:


DIA 28 – QUARTA-FEIRA

 A arte de resistência e a solidariedade com o povo palestino

Prof. Claudio Daniel - Revista Zunái; Eugênio Neves, Cartunista; Luciana Garcia, Historiadora e Natália Forcat, Artista Gráfica

Entidade promotora: FEPAL-Federação Árabe Palestina do Brasil

A atividade promoverá análise/debate sobre as formas de resistência e solidariedade ao povo palestino através da charge, poesia e outras artes.

14h às 16 h - Usina do Gasômetro - Casa Palestina

A economia politica da ocupação da Palestina

Prof. Dr. Jabr Omar – Universidade Federal de Pelotas

Entidade promotora: FEPAL-Federação Árabe Palestina do Brasil

Propõe analisar os fatores econômicos e geopolíticos por trás da ocupação da palestina. Desde a descoberta do Petróleo na região do Oriente Médio, as grandes potencias sempre tiver ambições que resultaram em estratégias politicas, econômicas e militares visando o domínio da região. A Palestina, inserida nesse contexto, sofreu as mais graves e conhecidas consequências dessa geopolítica internacional.

16h30 às 18:30 - Usina do Gasômetro - Casa Palestina                                                     

A comunidade palestina na fronteira: afirmação cultural e força econômica
Profa. Liane Chipollino Aseff – Historiadora
Entidade promotora: FEPAL-Federação Árabe Palestina do Brasil

A atividade tem por objetivo refletir sobre a trajetória dos imigrantes palestinos na cidade de Santana do Livramento (RS) a partir da década de 1960. Nesse período a comunidade local passou a conviver com uma cultura diferente, diversa daquela tida como “fronteiriça”, o que inicialmente gerou certo encantamento, dado o “exotismo” de sua cultura e métodos de vendas. 

16:30 às 18:30 - Usina do Gasômetro- Casa Palestina


DIA 29 – QUINTA-FEIRA

A luta de resistência das mulheres palestinas

Entidades promotoras: Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Federação Democrática Internacional das Mulheres (FDIM), União Brasileira de Mulheres (UBM), Confederação de Mulheres Brasileiras (CMB), CUT, MST/Via Campesina, Kairós e outras 
                                                                                                                                             14 às 16 h - UFRGS - Federal - Salão de Festas – Reitoria

Da Muralha de Ferro aos Muros de Separação
Prof. Dr. André  Gattaz  - Historiador    
Entidade promotora: FEPAL-Federação Árabe Palestina do Brasil
  
Conferência com o historiador André Gattaz, abordando aspectos históricos do conflito entre palestinos e colonos sionistas, de maneira a melhor compreender o contexto atual da ocupação israelense da Cisjordânia e a nova configuração do domínio sionista, baseada na guetização da palestina por meio da construção dos muros de separação.      
                                                                                                                                              14 às 16 h - Usina do Gasômetro - Casa Palestina

As esquerdas palestina e latino-americana: diálogos sobre a paz, a soberania e a descolonização

Entidades promotoras: Fundação Perseu Abramo/FPA, Fundação Maurício Grabois/FMG, Foro de São Paulo/FSP

14 às 16 h –  Assembléia Legislativa – Plenarinho/Auditório

DIA 30 – SEXTA-FEIRA

A luta social na Palestina ocupada
Entidades promotoras: Fundação Maurício Grabois - FMG, Fundação Perseu Abramo - FPA e Foro de São Paulo – FSP
12:15 às 13:30 - Assembléia Legislativa - sala Alberto Pasqualini (4º andar)

A Paz no Oriente Médio e a Construção do Estado da Palestina
Entidades promotoras: Cebrapaz, CMP, Capítulo Cubano del Foro Social Mundial, Movimiento Cubano por la Paz, OSPAAL, FEPAL, FEARAB América

14 às 16 h – Assembléia Legislativa – Auditório Dante Barone

Plenária "Estado da Palestina Já”
                                                                         
Convocação do COMITÊ PELO ESTADO DA PALESTINA JÁ!   composto por 30 entidades nacionais: CUT, FS, CTB, CGTB, UGT,  NCST, CONTEE, CMP, Cebrapaz FDIM, MMM, UBM, CMB, CMP, MST, CONAM, CNAB, MNU, UNEGRO, UNE, UBES, UJS, Juventude do PT, FEPAL, FEARAB Brasil e América, BibliASPA, IJB, ABIB, IBEI. 
                                                                                                                                                                                                                                                                        
O evento contará com várias personalidades e autoridades nacionais e internacionais. A plenária definirá ações propositivas de solidariedade ao povo palestino e será lido o Manifesto “Estado da Palestina Já”.

16:30 às 18:30 – Usina do Gasômetro – Casa Palestina  


DIA 01 – SÁBADO

30 anos do Massace de Sabra e Chatilla: heranças, cicatrizes e a sobrevivência dos refugiados  

Lúcia Helena Issa – Jornalista e escritora
Emir Mourad – Secretário Geral da FEPAL

Nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 1982, o massacre nos campos de refugiados palestinos de Sabra e Chatila, no Líbano, deixou mais de três mil mortos. O ato criminoso foi executado por milícias falangistas libanesas, com proteção e apoio do exército israelense, que ocupava o país. A jornalista Lucia Helena esteve nos campos em 2010 e 2011 e conviveu com crianças, velhos, jovens, mulheres que carregam as cicatrizes da chacina de parentes, amigos e familiares. Lúcia prestará seu testemunho de como a luta por dignidade, sobrevivência e retorno estão presentes no dia-a-dia dos palestinos de Sabra e Chatila. Da miséria e pobreza dos campos, Lucia descobre a força da mulher palestina, sua determinação e coragem.

14 às 16 h - Usina do Gasômetro - Casa Palestina

Sionismo, teoria e prática

Dr. Abdel Latif - Médico, Conselheiro da FEPAL

Entidade promotora: FEPAL– Federação Árabe Palestina do Brasil

O mundo que se autoproclama civilizado adotou novos conceitos em relação a Israel: massacrar crianças árabes é ato de autodefesa; campos de concentração para palestinos em Gaza e Cisjordânia são Estado palestino; negar os direitos básicos dos palestinos a um Estado livre e independente é garantia de segurança para Israel; discriminação  contra os não judeus em Israel é necessário para manter o caráter judaico do Estado; ter lei de retorno de dois mil anos a judeus  e negar o direito dos palestinos expulsos desde 1948  a retornar é essência do Estado judeu; “democracia”  que exclui uma significativa parte da população (os não judeus) é “democracia” etc. Esses conceitos e politicas praticadas por Israel tem sua origem no sionismo, que desde o seu primeiro congresso em 1898, vem criando teorias e as praticando de forma sistêmica e contínua.

16:30 às 18:30 -  Usina do Gasômetro – Casa Palestina
O Sarau Árabe-Palestino – A Resistência da Milenar Cultura Palestina

Entidades promotoras: Instituto Jerusalém do Brasil e
FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil

Com a participação de Gilberto Abrão, Celso de Menezes, Claude Hajjar e Aída Gamal e Talita Vital e direção de  Ali El-Khatib, Presidente do Instituto Jerusalém do Brasil.

O Sarau Árabe-Palestino tem origens  nas Sahras. Sahra é o encontro noturno das famílias onde se conversa, se declama poesias, se canta, se contam histórias e dançam. É uma atividade lúdica com forte sabor de resistência dos valores familiares. Serão declamados poemas de Mahmud Darwish, Fadwa Tukan e contação de estórias típicas das aldeias palestinas e danças folclóricas.  Será exibido o filme de Marcio Curi, A ÚLTIMA ESTAÇÃO  que fez a abertura do Festival Internacional de Cinema de Brasília e participou do Festival Internacional de Cinema de São Paulo.

19 às 23 h – Usina do Gasômetro – Casa Palestina


ATIVIDADES  AUTOGESTIONADAS  PERMANENTES

DIAS 29, 30 E 01 - QUINTA, SEXTA E SÁBADO

Mostra de Cinema Palestina Livre

Entidades promotoras:
BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes e
FEPAL– Federação Árabe Palestina do Brasil

 A Mostra de Cinema Palestina Livre apresenta filmes ficcionais e documentários que retratam a dura realidade do povo palestino, sua persistente resistência e identidade. As tentativas de apagamento de sua história e identidade, assim como os efeitos da ocupação das terras palestinas, constituem alguns dos temas desta Mostra, que integra um amplo projeto de estudos acerca da Palestina.  Os filmes serão acompanhados de debates.


20 às 22:30 – Usina do Gasômetro – Casa Palestina
Exposição “Charges de Carlos Latuff”

Entidades promotoras:
BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes e
FEPAL– Federação Árabe Palestina do Brasil

 As charges realizadas por Carlos Latuff abordam temas sociais e políticos do Brasil e do Mundo. Um dos principais chargistas conhecidos internacionalmente, Latuff iniciou seu trabalho como cartunista desenhando para um boletim sindical e permanece trabalhando na imprensa sindical. Após viajar à Cisjordânia, na Palestina, em 1999, começou a dedicar-se a retratar a dura realidade do povo palestino, buscando chamar a atenção pública para o lado mais desprivilegiado desse embate. Atualmente, as charges de Latuff podem ser encontradas impressas em jornais do mundo afora, nas mais diferentes línguas, ou em exposições como esta.

9 às 22:30 – Usina do Gasômetro – Casa Palestina

Palestina: Paisagem Fragmentada

Entidades promotoras:
BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes e
FEPAL– Federação Árabe Palestina do Brasil


 A exposição “Palestina: Paisagem Fragmentada” apresenta fotografias que demonstram violações de direitos humanos cometidas por forças israelenses em diferentes localidades palestinas, a discriminação sofrida por palestinos e as dificuldades que essa população enfrenta no dia-a-dia, de crianças a idosos.
Entre outros temas, a exposição aborda as revistas forçadas, os controles militares e as colônias construídas ilegalmente em território palestino, entre outros efeitos da ocupação israelense.

9 às 22:30 – Usina do Gasômetro – Casa Palestina

Composições gráficas da Palestina a partir de poesia

Entidades promotoras:
BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes e
FEPAL– Federação Árabe Palestina do Brasil

 Esta exposição, que demonstra a força da resistência palestina em expressões artísticas como a poesia e a arte visual, apresenta composições gráficas feitas pela artista Janaina Elias a partir de versos do poeta palestino Mahmud Darwich utilizando o gestual da escrita árabe e traduções em língua portuguesa publicadas pelas Edições BibliASPA (Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes).

9 às 22:30 – Usina do Gasômetro – Casa Palestina

 Exposição interativa Uma terra sem povo para um povo sem terra

BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes e
FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil

A exposição “Uma Terra Sem Povo Para Um Povo Sem Terra” é composta de cartazes gráficos interativos sobre o embate entre Israel e a Palestina. Produz um discurso visual em torno das tensões sociais da vida cotidiana nesta região onde três continentes colidem e propõe uma nova abordagem de pensamento sobre o conflito. O discurso é crítico, mas também irônico e, de forma descontraída, expõe a situação atual, convidando as pessoas a colorir os mapas e desenhos ao longo da exposição.  Por exemplo, mostra-se um mapa do território descontínuo e constantemente interrompido da Palestina, ao lado da pergunta “Que território é este?” e das opções A) ILHAS CARAÍBAS; B) ILHAS MAURÍCIO; C) ILHAS BORA BORA; D) PALESTINA. A resposta vem acompanhada de texto explicativo sobre as restrições à circulação e outra violações de direitos humanos. A exposição visa desconstruir mitos como aquele que a nomeia.

9 às 22:30 – Usina do Gasômetro – Casa Palestina

Nenhum comentário:

Postar um comentário