quarta-feira, 4 de julho de 2012

MOVIMENTO LITERATURA PARA TODOS


O vereador Jamil Murad (PC do B) protocolou na Câmara Municipal de São Paulo projeto de lei que institui o Programa Permanente de Incentivo à Leitura. A meta é estimular o hábito da leitura, aproximar os autores e editoras do público leitor, facilitar o acesso às obras literárias, estimular o surgimento de novos autores, contribuir para a preservação da língua e da cultura nacional e contribuir para a formação crítica e cultural da população paulistana.

Segundo a proposta, as ações do programa incluirão o estímulo à realização de visitas dos autores junto à rede de ensine de bibliotecas municipais, de feiras literárias na rede de ensino municipal com participação das editoras e disponibilização de livros a preços módicos; de palestras e debates com escritores e poetas nas bibliotecas municipais; a elaboração de cursos e oficinas de criação literária nas bibliotecas municipais; a realização de festivais, concursos, exposição de textos e poesias na rede municipal de ensino e bibliotecas municipais e a edição e distribuição gratuita na rede municipal de ensino, bibliotecas municipais e veículos coletivos de livretos de poesia e contos de autores que estão em domínio público. Além disso, o Executivo poderá divulgar novos autores em seu sítio ou outras publicações oficiais.

Ao justificar seu projeto, Jamil colocou que a literatura é essencial para a formação da cultura de um país. “Ela colabora para o desenvolvimento das capacidades de imaginação, percepção, reflexão e criatividade; mantém vivos o idioma pátrio e os processos comunicativos e promove a formação crítica e histórica do cidadão”.

Para ele, “a literatura de um país é patrimônio valioso de todos os cidadãos. Facilitar o acesso à produção literária é fortalecer um direito da comunidade e contribuir para o desenvolvimento da sociedade”.

O projeto será votado na Câmara Municipal de São Paulo em novembro deste ano, após ser analisado em várias comissões. É muito importante que os poetas, escritores, intelectuais e professores se mobilizem em apoio a este projeto, para que os vereadores saibam que ele atende aos interesses de uma parcela significativa da sociedade. 

Quem apóia o projeto de Jamil Murad pode assinar uma petição on line na página http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PCDOB12

Nenhum comentário:

Postar um comentário