sábado, 3 de março de 2012

BOICOTE À REVISTA SIBILA

















Caros, a revista Sibila, editada pelo juiz Régis Bonvicino, publicou uma matéria assinada pelo sr. Luís Dolhnikoff, atacando a Casa das Rosas, instituição que há oito anos tem prestado relevantes serviços para a divulgação da poesia e da literatura na cidade de São Paulo. Recentemente, o editor da referida publicação enviou uma carta ao secretário estadual da cultura, pedindo a demissão de Frederico Barbosa da direção da casa, numa atitude policialesca própria da ditadura militar. Em solidariedade a Frederico Barbosa, mais de 200 poetas assinaram uma petição on line (http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N21061), inclusive Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Duda Machado, Claudia Roquette-Pinto, Ignácio de Loyola Brandão e outros nomes representativos de nossa literatura. Em resposta à petição, a revista Sibila publicou um forte ataque a Augusto de Campos, e em sua seção de cartas publica uma série de comentários ofensivos a diversas pessoas. Estas ações não surpreendem quem conhece a revista Sibila e seu editor, o juiz Régis Bonvicino, que desde o início vêm se destacando por publicar matérias ofensivas a quase todos os poetas brasileiros de notoriedade, como Ferreira Gullar, Carlito Azevedo, Francisco Alvim, Armando Freitas Filho e até autores jovens, com uma ânsia doentia de difamação e destruição, que presta enorme desserviço à crítica literária, à poesia e aos poetas. Frente a esta situação, proponho a vocês que boicotem Sibila: não acessem a revista, não publiquem nenhum texto nela, não comentem sobre ela nas redes sociais. Vamos deixar essa revista desaparecer sozinha, em sua mediocridade, ausência de ética e de propostas consistentes para a arte e para o mundo.

Há braços,

Claudio Daniel

5 comentários:

  1. Anônimo3.3.12

    então não se pode mais criticar uma dada visão literária. uma crítica a um ideal de literatura de um dado autor ou grupo de autores é uma ofensa aos autores.

    deve ser por isso que nossa literatura é tão ruim. quem escreve tem que ser aceito unanimemente e pronto.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo, por que não assina com o seu nome? Não estamos aqui contra o livre exercício da crítica literária, feita com conhecimento, argumentação e respeito, e sim contra a prática da maledicência, da agressão, da difamação, da mentira, que caracteriza a revista Sibila.

    ResponderExcluir
  3. Claudio Daniel, bom dia!... repito por aí, um verso de Caetano... "e a crítica "maledicente" que não toque na poesia"., é indigesta a postura e a intenção dos olhares da magistratura paulista sobre a nossa poesia. A arte sobreviverá ao império... não escondo o rosto para dizer o que penso, também quero propostas consistentes para a arte e para o mundo. abraços.

    ResponderExcluir
  4. Poesia não se aplica por sentenças e julgados, a magia atemporal não cede ao colo dos reacionários. Dando as caras e o meu apoio...


    braços
    muitos.

    ResponderExcluir
  5. Claudio Dniel,não conheço essa revista mas leio a sua,então faço uma idéia do que seja isso.Bom dia.

    Giselle Serejo.

    ResponderExcluir