domingo, 19 de fevereiro de 2012

CASA DAS ROSAS: UM PATRIMÔNIO CULTURAL DA COMUNIDADE






A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – instalada em 2004, no casarão da Avenida Paulista projetado na década de 1920 pelo arquiteto Ramos de Azevedo, é um centro de difusão da poesia brasileira e internacional, que realiza periodicamente cursos, palestras, oficinas de criação literária, festivais de poesia e outras atividades, com espírito democrático, aberto a todas as tendências de criação estética. Poetas e artistas de renome já se apresentaram em eventos na Casa das Rosas, como Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Tom Zé, Francisco Alvim, Alice Ruiz, Glauco Mattoso, Claudio Willer, assim como poetas jovens, que têm a oportunidade de lerem os seus poemas ao público, nos saraus livres. A Casa das Rosas já promoveu ou participou em parceria de eventos internacionais, que trouxeram ao Brasil poetas expressivos da América Latina, Portugal, Espanha e África, como os festivais Tordesilhas, Simpoesia, Mar Aberto, Kantoluanda, que contaram com a presença de poetas reconhecidos no campo internacional, como Roberto Echavarren, Joan Navarro, Victor Sosa e muitos outros.

A Casa das Rosas abriga a biblioteca de Haroldo de Campos, com cerca de 30 mil títulos, para consulta no local, e uma biblioteca circulante, dedicada à poesia, cujos títulos podem ser retirados, mediante inscrição. A instituição tem promovido eventos regulares dedicados à obra de Haroldo de Campos, como o ciclo Hora H, que traz poetas, músicos, artistas visuais, tradutores, professores, para debates e performances artísticas, contribuindo para a reflexão e difusão da obra do poeta paulista, um dos criadores do movimento da Poesia Concreta. Todas estas iniciativas fazem da Casa das Rosas um importante marco da difusão da poesia de qualidade, de várias tendências e estilos, junto à comunidade, trabalho este que já é reconhecido, inclusive, por poetas e estudiosos de literatura dos Estados Unidos, Europa e América Latina, que citam a Casa em artigos publicados em diversas revistas.

Desde o início, a Casa das Rosas está sob a direção do poeta, professor e crítico literário Frederico Barbosa, que integra as principais antologias de poesia brasileira contemporânea e teve o seu trabalho reconhecido por críticos como Antonio Candido, Luiz Costa Lima, Sebastião Uchoa Leite, entre outros. Frederico Barbosa integra a coleção Signos, dirigida por Haroldo de Campos até o seu falecimento, que é a mais importante coleção de poesia editada no Brasil. O trabalho de Frederico Barbosa como diretor da Casa das Rosas é sério, responsável, consistente, inovador e conta com o respaldo de todos aqueles que estão seriamente comprometidos com a poesia e a literatura neste país.

Claudio Daniel

Um comentário:

  1. A Casa das Rosas hoje é o grande referencial da poesia brasileira. Mesmo morando no interior do estado de SP, sempre que posso vou prestigiar eventos lá. Conheci, nessas ocasiões, poetas e críticos de literatura dos mais importantes e influentes, como Claudio Willer, Claudio Daniel, Virna Teixeira, Rodrigo de Haro, Frederico Barbosa (competente diretor da Casa), Chiu Yi Chih, Edson Bueno de Camargo, Rodrigo Garcia Lopes, Susanna Busato, Maria Esther Maciel, Edson Cruz, Micheliny Verunschk; José Geraldo Neres, Greta Benitez; Beatriz Helena Ramos do Amaral, Marcelo Tápia, Antônio Vicente Seraphim Pietroforte, Horácio Costa, Casé Lontra Marques, Francisco dos Santos, Flavia Rocha, Contador Borges, Lígia Dabul...
    Conheci também vários poetas de Portugal e de países de fala hispânica: Ernesto de Melo e Castro, Luis Serguilha, Jorge Melícias, Alfredo Fressia, Victor Sosa...
    Quem vem de fora e se interessa por poesia passa pela Casa das Rosas...
    Fiz muitos amigos lá...

    ResponderExcluir