terça-feira, 12 de outubro de 2010

BUSHIDO, O CÓDIGO DE HONRA DOS SAMURAIS

Eu não tenho pais,
Faço do céu e da terra meus pais.

Eu não tenho casa,
Faço do mundo minha casa.

Eu não tenho poder divino,
Faço da honestidade meu poder divino.

Eu não tenho pretensões,
Faço da minha disciplina minha pretensão.

Eu não tenho poder mágico,
Faço da personalidade meu poder mágico.

Eu não tenho vida ou morte,
Faço das duas uma, tenho vida e morte.

Eu não tenho visão,
Faço da luz do relâmpago a minha visão.

Eu não tenho ouvidos,
Faço da sensibilidade meus ouvidos.

Eu não tenho língua,
Faço da prontidão minha língua.

Eu não tenho leis,
Faço da autodefesa minha lei.

Eu não tenho estratégia,
Faço da liberdade de matar e ressucitar minha estratégia.

Eu não tenho projetos,
Faço do apego às oportunidades meus projetos.

Eu não tenho princípios,
Faço da adaptação a todas as circunstâncias meu princípio.

Eu não tenho táticas,
Faço da escassez e da abundância minha tática.

Eu não tenho talento,
Faço da minha imaginação meu talento.

Eu não tenho amigos,
Faço da minha mente minha única amiga.

Eu não tenho inimigos,
Faço da distração meu inimigo.

Eu não tenho armadura,
Faço da benevolência minha armadura.

Eu não tenho castelo,
Faço do caráter meu castelo.

Eu não tenho espada,
Faço da perseverança minha espada.

2 comentários:

  1. pablo araujo13.10.10

    é um poema! abraço

    ResponderExcluir
  2. Poema forte. Decidido. Belo. Composto. Disposto.

    Característico, em passagens, amedrontador.

    k.t.n.*

    ResponderExcluir