segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

2009: ESTE ANO FOI FODA

Caros, eu não vou escrever um balanço deste ano que se aproxima do fim (e cá entre nós, não vejo a hora que termine). Estou mais interessado em planejar ações para 2010, como o lançamento de Letra Negra na Casa das Rosas, em janeiro, entre vários outros projetos literários e pessoais. Porém, não resisto a fazer um breve comentário sobre o pior ano de minha vida. É verdade, também aconteceram coisas boas; escrevi minha dissertação de mestrado sobre Ana Hatherly, fiz a defesa em junho e recebi o título de mestre em Literatura Portuguesa pela USP (agora, preparo-me para ingressar no doutorado, em 2010); obtive a faixa amarela no Aikidô (em março, farei exame para a roxa), continuei praticando Tai Chi Chuan e Espada de Tai Chi, publiquei Fera Bifronte, talvez o meu melhor livro de poesia até agora, escrevi artigos para revistas universitárias do Brasil e de Portugal, criei o Laboratório de Criação Poética, organizei o evento Artimanhas Poéticas, no Rio de Janeiro, participei da antologia Alguna Poesía Brasileña, organizada por Rodolfo Mata, que saiu no México, pela UNAM, entre muitas outras realizações no campo literário (e aqui vou abrir um parêntesis para citar a coleção Caixa Preta, que organizo para a Lumme Editor, que publicou mais três títulos neste ano, de autoria de Virna Teixeira, Jorge Lúcio de Campos e Ana Maria Ramiro). Meu filho Iúri cresce inteligente, saudável e feliz; com certeza, ele é a minha obra-prima (realizada em parceria com Regina, my wife). Estive em Recife, participando da Bienal Internacional do Livro, e aproveitei a ocasião para rever amigos queridos e revisitar igrejas barrocas (pela arquitetura, já que não tenho vínculos com o cristianismo). Completei um ano inteiro sem fumar, o que não é pequeno desafio (quem já tentou largar o cigarro sabe do que estou falando). Porém, cheguei a uma situação de completa falência financeira, sem nenhuma perspectiva imediata para a resolução desse problema. Cheguei ao fundo do poço, endividado até o último fio de cabelo. Faço votos que em 2010 as coisas mudem, ou terei de fazer as malas e mudar-me para Saturno.

Besos,

Cld.
P.S.: a Zunái está diagramada e revisada; tão logo nossa webmaster conclua as correções, a revista entrará on line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário